É inevitável o uso de luz e sombra nos desenhos, até mesmo os de estilo chapados (flat) usam.
Mas pra quê usar luz e sombra? Por que são elementos básicos para produzir volume e profundidade nos objetos. A sombra em um elemento é a consequência da luz que reflete nele. Digamos que é o que dá vida ao desenho, brincando com texturas, relevos, etc.

Essa técnica é muito usada e também a que as pessoas mais erram, eu particularmente me perco de onde a luz vai vir para que eu projete a sombra, por isso vou deixar esses dois vídeos que me servem de ajuda com isso.

Com o tempo (e a prática) dá pra tirar de letra, então praticar todo dia é muito importante.Venho me aventurando nessa parte do mundo da arte, então estou bastante empolgada com tudo o que vejo sobre isso.







 Se você tem alguma dica pra me dar, não se acanhe! Fico animadíssima em tentar novas técnicas (:
Até mais!