Em algum momento já deve ter se perguntado: ter um cartão de visita é importante ou não? Eu como blogueira e futura publicitária diria é até mais do que importante: é indispensável. O cartão e visita é uma das n formas de se divulgar quando o assunto é impresso.  

Porquê ter um?

Já li em muitos lugares que ninguém mais guarda cartão de visita - isso é um equivoco enorme.Eu sei o quanto ter um cartão favorece o meu trabalho, ainda nessa era que tudo é digital - ter um cartão é um. É uma forma de profissionalizar meu contato, de passar uma imagem de seriedade. Com o tanto de informação que consumimos diariamente, a chances de você lembrar daquela url é bem pequena, então o cartão ajuda as pessoas a lembrarem de você (ou conhecer você e o seu blog).  Além de aumentar a sua rede de contatos, os seguidores nas redes sociais etc.

Quando e para quem entrego?

Primeiro, faça do seu cartão de visita um companheiro de bolso para não correr o risco de não o encontrar ou tê-lo quando precisar. Você pode em eventos que for convidado(a) ou visitar empresas/lojas que sejam de acordo com o seu conteúdo. Tudo irá depender dos contatos que você for conhecendo, se você perceber logo no início da conversa que existe a possibilidade de uma boa parceria: apresente o seu cartão, dando a deixa para apresentar o seu trabalho.  Entregar para amigos também é uma boa, nunca se sabe quando o seu blog pode vir a calhar em alguma conversa.


meu cartão do blog, que carrego sempre na bolsa comigo (estou me sentindo, bjs).


Como fazer?

Como também trabalho com design, criei sozinha todo o visual do meu cartão. Mas para quem não sabe mexer com essa parte da criação, recomendo que procure um profissional para elaborar junto com você um modelo que tenha a ver com o seu perfil.

Caso você esteja com o orçamento pequeno, mas sabe se virar com editores de imagem e vetor: vale se arriscar. O programa que recomendo - e uso - é o Illustrator, mas se você não consegue ainda usar ele pode optar por fazer o seu cartão no site do Canva, que é um editor online com templates prontos e de fácil uso.

Na hora de criar você pode usar a imaginação à vontade. O meu próximo passo é fazer um marca página para o blog, outro utilitário de papelaria que é uma ótima pedida na hora da divulgação.
Não se esqueça das informações primordiais no cartão: endereço do blog, sobre o que ele fala, redes sociais e contato por email.

Depois de pronto é hora de procurar por uma gráfica boa, claro. Pesquisando encontrei a FuturaIM, uma gráfica online com várias opções de impressos, escolhi o cartão de visita que tem uma qualidade superior das que já vi - como com laminação fosca e verniz localizado - e valores muito em conta das outras que cotei. Os cartões chegaram super rápido, e fiquei boba com eles de tão lindos que ficaram.Vale a pena conferir!

E você, já tem o cartão do seu blog?