reformular o blog
De tanto tempo na blogosfera, esse blog já passou por várias reformulações. Desde o nome, estilo de postagem, cartela de cores e, me arrisco a dizer, nicho.
É inevitável que a evolução aqui não aparecesse já que esse é o canto mais pessoal que eu tenho e, assim como minha personalidade, ele foi amadurecendo conforme os anos. Alô 2009!
O meu objetivo é: dar dicas pra você que quer reformular seu blog. Eu não sei de tudo, mas tenho uma certa experiência.
Não precisa sair excluindo tudo com pressa. Isso é uma coisa que leva tempo e planejamento. Então vai pegando algo pra anotar e abra os sites que você procura suas inspirações. Se você tem alguma informação que ache necessário ser dita nessa lista, pode falar!!! 

Paleta de Cores
Acho que você deve estar cansada de ouvir sobre isso. Porém, é de extrema importância que você defina (nem que seja temporário) uma tabela de cores. O mínimo de cores principais que você deve escolher são 3, mas isso não é uma regra, o segredo é como essas cores dão harmoniosidade à seu layout. Sempre tenha em mão uma cor base para que as predominantes se apoiem e completem o conjunto.
Defina as cores de tudo, desde links, fonte do post, gadgets. Enfim, tente visualizar essas cores no seu blog para que a concepção seja fluida.
O meu caso foi: eu gosto muito de marrom, mas na web ó, pensa numa coisa feia que fica! Estou adaptando ainda à fazer uma paleta que me agrada e descobri que adorei a combinação do cinza/laranja/azul e roxo.
Se você estiver muito indecisa (como eu fiquei) vale checar os painéis de paletas de cores do pinterest.

Tipografia
Ou a longa jornada de como achar uma fonte perfeita. Cara, fonte é um troço complicado. Vamos logo jogar a real. Posso ver 300 fontes que no final vou me simpatizar com apenas umas (acontece frequentemente). Uma hora a fonte tá muito serifada, outra é muito larga (ou fina quase chegando à ser quase invisível). Por isso o planejamento e calma! Nada se faz da noite pro dia.
Procure fontes que não cansem a leitura, por exemplo, se você usar uma fonte manuscrita no seus posts é provável que quase ninguém vá querer lê-los, por mais bonito que pareça, aquilo vai parecer japonês de algum modo. Também não indico fontes que pareçam engraçadinhas, afinal blog não é palhaçada.
Escolha o tamanho à partir do 12 que é a padrão, caso sua fonte seja pequena por natureza dê uma aumentada, assim fica agradável pro leitor. A maioria dos blogs perdem views por causa de fonte, é sério isso. Porquê vocês acham que nem bula de remédio é lida? Por causa da fonte. Agora, vamos falar duma coisinha chata: A COR. Não adianta a fonte estar okay, a cor também tem que estar. Qualquer coisa que impossibilite o leitor de ter uma leitura clara é resultado de leitor perdido. 

Gadgets
Use somente o necessário. Muitos puglins só dão um ar confuso e bagunçado à seu blog. Tente reduzir ao máximo os gadgets que você vai colocar. Lembrando de deixar os que são essenciais pra que o leitor saiba quem escreve e do que se trata o blog.Ex: perfil(com uma mini apresentação), categorias, arquivo de postagens, Newsletter e suas redes sociais.

Formatação do Post
Você pode até não achar interessante mas isso também é importante. Mesmo que o layout esteja ok, quando nos deparamos com posts com formatações diferentes ou mesmo um post só com várias formatações o que o blog passa é um certo desleixo.
Então quando você terminar de fazer uma postagem é valido dar o preview e ver como vai ficar a postagem pra fazer as alterações. Todo mundo ganha.

SEO 
Otimização não pode faltar. A maioria da pessoas q tem blog querem ser vistas, então tá aí uma coisa que é necessária. Usem tags, pensem em títulos coerentes (nada de sensacionalismo, por favor mig), usem metatags nas imagens assim o google te acha bem mais fácil.

Amigos também ajudamTá com dúvida extrema? Chama os migos pra ver o que pode melhorar no seu blog. Desde uma segunda opinião sobre algo que você está escrevendo desde ao layout. A gente que é dono de blog acha O NOSSO blog lindo maravilhoso, mas já parou pra pensar que ele pode estar cheio de erros?
Graças à segundas opiniões meus títulos deixaram de ter text-shadow. E só depois de um tempo percebi o quão brega era aquilo.
***
Não deixe de ver esta INCRÍVEL palestra, da nossa querida Lominha. Mesmo com muito tempo na blogosfera, depois que eu assisti a palestra minha mente se abriu. Então se você é como eu, ama seu blog, não perca tempo e veja logo essa maravilha.