O maior drama depois de retirar toda a química, quando o cabelinho começa a crescer, é o corte de manutenção.
Como é difícil arrumar um cabeleireiro que acerte no corte e não te deixe um poodle pronto pra competição.Nunca fica do jeito desejado. Você leva a foto, EXPLICA tudo e mesmo assim sai parecendo que te retalharam que nem tecido.Eles não sabem nem por onde começa a pegar no cabelo, é agoniante. Passei por muitos salões e ainda não acertaram o jeito do corte. Cabelo cacheado tem vida própria sabe? É tipo dar um corte na Medusa, porque por muitas vezes mesmo cortando tem uns fios que são rebeldes no meio da rebeldia. A pior coisa que eles fazem não é nem tentar cortar sua franja que demora séculos pra voltar e sim pentear o cabelo à seco. Que dor no coração! Cara, cuidado com meu cabelinho.  Só quero dizer que tentei cortar no salão, até porque eu não conseguia cortar a parte da nuca e sempre ficava falha, mas como não to vendo a nuca acho que não tem problema.Depois de ficar passando de salão em salão e ficar frustada as f*ck eu fiz maratona de vídeos tutorias no youtube e procurei por várias técnicas no google. Testei algumas e quero compartilhar as que deram certo e umas dicas a mais que eu realmente gostaria que alguém tivesse me dito antes pois eu corto o cabelo todo mês. Nossa Tais, mas porquê todo mês? Porque meu scab hair é tenso, são 20 anos de químicas que já devem ter afetado o cérebro. 
tesouras que uso
Mas vamos as dicas de ouro:
Cortar Seco x Cortar Molhado?
Quando você corta o cabelo seco as chances dele ficar do tamanho indesejável é quase nula. Sabe, esses cachinhos são um problema na hora do corte, um dedo pode equivaler à 5 quando cortado molhado. Então vai depender de quão radical você quer ser nessa hora, se é só um corte de manutenção ou um corte pra tirar todo o estrago.
Há também o corte com o cabelo finalizado que com ele totalmente seco, você modela o corte com a tesoura, tirando apenas os fios necessários. Nesse processo o jeito de cortar o cabelo é você cortar meio que em diagonal, o corte tem que ser onde o cacho faz a curva.

Tesoura ou Navalha?
O adequado é cortar o cabelo cacheado com tesoura fio laser e, se quiser tirar o volume use a tesoura dentada para dar um efeito suave no cabelo. A navalha acaba desfazendo o formato do cacho porque a lâmina retalha o cabelo. Os fios são finos e sensíveis, e usar uma navalha pode danificar muito a fibra e o cabelo ficar com ponta duplas, ressecados e quebradiços. Então a melhor escolha é a tesoura, mesmo para cortes desfiados. 



Qual corte escolher?
O corte que TODO cabeleireiro que não tem muito costume de cortar cachos faz, o arredondado. Esse é um corte que vai depender do rosto para combinar e, se você gostar também. Ele deixa o cabelo bem volumoso e é famoso por conseguir o efeito black por ter todas as camadas no mesmo nível. 
O corte em camadas tá sendo o queridinho de muitas meninas. Ele suaviza o corte e tira o efeito pirâmide de um corte reto que não caiu bem. Vai com qualquer comprimento de cabelo. 
O corte em V é bastante usado para as Valentes dos cachos. É bom pra quem quer ter um novo corte sem mexer muito no comprimento; ele é parecido com o de camadas mas muita gente o chama de repicado. É ótimo pra dar aquele movimento nos cabelos e dependendo de como é cortado ele pode tirar ou dar volume.
O corte assimétrico pode ser representado pelo chanel de bico que é um corte que não conseguiu cair de moda. É pratico, moderno e sofisticado e vai muito bem com os cachos.  O método de corte é uma mistura do arredondado com o de camadas porquê ele precisa de precisão e leveza.
Descobri recentemente que há um tipo de corte com um nome todo maneiro: o Swag Hair. É um corte repicado que é totalmente em camadas marcadas, diferente do corte tradicional em camadas. É recomendado para cabelos ondulados, do 2A ao 3A, por sem bem repicado e servir pra dar volume. 
Lembro-vos que meu cabelo é do 3B até um 4A, o fator encolhimento reina e essa foi mais de uma das causas que me levaram a cortar sozinha.
 Redondo : proporciona volume/ Camadas: suaviza o efeito pirâmide, dá movimento ao cabelo/ Repicado: corte para tirar ou dar  volume, vai depender de como é feito o corte: diagonal, horizontal ou vertical Chanel: corte coringa! Dá leveza e está sempre em alta / Corte em V pra quem não quer perder o comprimento e quer movimento no cabelo/ Swag hair: totalmente repicado em camadas marcantes. Ótimo para cabelo com o cacho mais aberto!

Depois de todo o trauma de ir cortar o cabelo em salão, que ainda está em transição,  eu resolvi arriscar alguns cortes que consegui captar de alguns vídeos. O meu cabelo estava todo desigual, o cabeleireiro fez o maior auê na minha cabeça e deixou um buraco na parte das orelhas. Isso que eu tinha pedido pra cortar um chanel assimétrico, falei mil vezes frente longo nuca curta e, ele insistiu em me fazer o corte redondo com algumas partes em camadas. Sai de lá com um afro puff esburacado com mullet, péssima experiencia.

Então, depois de várias aulas no youtube resolvi arriscar e fazer o meu corte. Claro que tudo depende do fator encolhimento do seu cabelo e o tanto que você quer contar pra ver se você vai cortar ele seco ou molhado Tamanho para mim, agora, não é muito importante, estou preferindo um cabelo saudável.
Dá pra perceber que não sou muito de tirar fotos, né? Soz

O que eu fiz foi, com o cabelo molhado amarei todo o cabelo no meio da cabeça, fiz muitas repartições para não ficar marcado depois que eu soltasse, ficou parecendo um moicano. Depois penteei os rabicós trazendo à frente cortando um dedo de comprimento. Just that! Fiquei com um corte repicado, com camadas bem suaves. Fique com umas pontas soltas na base da nuca, daí  eu enrolei o cabelo e cortei na diagonal. Lembre-se disso: cabelo cacheado deve ser cortado em diagonal para não perder o formato do cacho. Nunca mais corto em salão. Foto não tenho, mas ó, ficou show! Eu estou cortando em um intervalo de 2/3 semanas pra acabar logo com essas pontas esticadas e mortas, que já melhoraram bastante.  

E, pra te ajudar, vou deixar os vídeos que assisti e tomei como base pra fazer toda essa arte no cabelo. Espero que te ajude a esclarecer algumas das coisas que falei.

Aprenda 5 CORTES para cabelos CACHEADOS para você CORTAR SOZINHA, fácil e rápido | Tamires Stephanie
Corte perfeito para cabelos cacheados | Leila Chaves

Ei você que gosta de falar sobre cabelo, me add
 se aventurou em cortar o cabelo em casa? Me conte ai!