Quando você começa a se aprofundar nos assuntos e entrar em campanhas (mesmo que fictícias) o entender vem à tona. Tudo tem um significado, por menor que seja ele. Acho que o primeiro impacto que temos ao ver algo é na sua cor. Por isso a importância de criar um repertório e buscar referencias no vasto significados que as cores podem ter, mudando de autor pra autor.
Digo que, A Psicodinâmica das Cores na Comunicação, é o primeiro passo para que você, como um comunicador, entenda uma parcela do que uma cor pode representar. Inserir significado a uma peça é muito mais intenso do que parece. Não sei vocês, mas eu amo aprender de onde vêm as coisas, e o que elas significam (vide o fascínio em etimologia por causa de um livro de redação publicitária).
Farina mostra neste livro, com extrema legibilidade, como as cores podem influenciar o mercado e as pessoas. O quanto você consegue chamar atenção e o que usar pra x propósito. Dá pra perceber que alguns padrões preestabelecidos há muito tempo fazem tanto sentindo quanto assimilar o vermelho do semáforo com o pare.
O titulo do livro faz jus ao conteúdo, os autores nos mostram a dinâmica de cada cor em vários espaços – comerciais ou não.
O livro é básico, um beaba mastigado de tão detalhado em suas explicações; ele te dá uma base pra começar qualquer estudo mais aprofundado. É um obrigatório, per se.
Esse é só um dos livros que estudam as cores, é um assunto interessantíssimo pra quem é da área de comunicação/arquitetura/fotografia/design (e para os curiosos também), outros famosos quanto são A Psicologia das Cores(um dos mais citados); A Psicodinâmica das Cores em Marketing (do mesmo autor); A Cor No Processo Criativo e assim vai.
Eu amei ler esta obra e recomendo muito que você, estudante ou curiosa, possa aproveitar o conhecimento que ela transmite. Acho que é um dos itens que não faltam na biblioteca da faculdade.
6ª edição, 2011 – 192 páginas (compre aqui e ajude o bloguito) |
Nenhum comentário
Postar um comentário
Deixe sua opinião da forma mais sensata e saudável, até porque de gente chata o mundo tá cheio.
▼ Deixe o link do seu blog para que eu possa conhecê-lo
▼ Mande Sugestões ou Façam perguntas
▼ Sintam-se em casa.
Arigatou!