Uma das maiores dúvidas de quem está começando é como conseguir algum trabalho na área que deseja. Depois vem o quanto cobrar, mas isso é outro assunto. Com o tempo eu percebi alguns movimentos de vários amigos quanto ao assunto.

como

Primeiro, para quem quer se aventurar em trabalhar por conta nesse meio de prestação de serviços, deve pelo menos ter algum modo de mostrar o que faz. Seja por meio de um portfólio, uma página no Facebook, uma conta no Instagram ou um perfil no LinkedIn. Você tem que estar acessível às pessoas e o seu trabalho também!Ninguém contrata pessoas sem experiencias anteriores - é triste mas dinheiro não tá pra brincadeira. Coloque toda sua artilharia boa à mostra, atualize-se sempre. Não importa se são trabalhos da faculdade ou pessoais, eles vão mostrar o que você pode fazer.

onde

grupos do facebook
A quantidade de grupos sobre assuntos específicos tem crescido muito e nelas estão oportunidades únicas. Sabe aquele ditado quem procura acha? É bem isso. Se você não está disposto à procurar pelo o que você quer não ache que as oportunidades vão cair no seu email assim do nada? Bora arregaçar as mangas.
Hoje o Facebook é uma das maiores redes de contato e nela tem gente de todo mundo procurando várias coisas, e uma dessas coisas são pessoas que fazem o que você faz. Vão aparecer propostas bem sem vergonhas, essas você recusa sem dó; mas as boas vão te animar muito.
Ah mas como eu procuro isso? Você pode procurar por grupos específicos, ex: Designers de São Paulo, Publicitários de São Paulo; também tem a opção de se divulgar em grupos da região da sua cidade e no seu próprio facebook. Oportunidade em todo canto.

sites
Depois de alguns sites ordinários, resolvi perguntar aos amigos quais ainda estão de pé. Vieram à tona o 99freelas, Trampos e  GetNinjas. Se você tem paciência, não custa tentar. O problema desses sites é que são milhares de concorrentes e o job pode não ser o que você pensava, eles são bastantes úteis para expandir o portfólio e os contatos. Se é isso o que procura, é uma boa.

boca a boca
Quando puder, fale do seu trabalho, fale do que você faz. Você não imagina o quão improvável é conseguir um cliente. Ás vezes aquela vizinha com quem você comentou sobre o seu trabalho fala pra filha que mora em outro estado e está em busca de alguém que faça o que você faz. Não tenha medo de vender o seu peixe. Faça uma rede de contatos bacana pra que possa usar ela no futuro. Amigos que fazem o mesmo que você não são diretamente concorrentes - mas saiba passar na peneira, infelizmente alguns são só vampiros. Ajude um ao outro que no futuro isso pode render muitas coisas boas.

quando

O mais importante é: procurar trabalho quando se sentir confiante o suficiente para isso e tendo em mente que o começo não vai ser fácil. Ter a disposição de sempre estar estudando e não ter o medo de errar. Os erros são para aprendizado e evolução, então se você tá naquele projeto bacana e acabou errando a mão, não desista procure uma solução.
Caso tenha uma proposta que não saiba fazer mas não quer recusar, porquê não indica um colega? Lembra da rede de contatos de amigos e colegas da mesma área?

Em um resumão: sempre estude e se atualize, não tenha medo de mostrar seu trabalho, faça amigos e contatos na área e procure!

Essas foram minhas dicas pra você conseguir aquele jobzinho maneiro. Gostou? Tem alguma dica pra compartilhar com a gente? Conta +.