como
Primeiro, para quem quer se aventurar em trabalhar por conta nesse meio de prestação de serviços, deve pelo menos ter algum modo de mostrar o que faz. Seja por meio de um portfólio, uma página no Facebook, uma conta no Instagram ou um perfil no LinkedIn. Você tem que estar acessível às pessoas e o seu trabalho também!Ninguém contrata pessoas sem experiencias anteriores - é triste mas dinheiro não tá pra brincadeira. Coloque toda sua artilharia boa à mostra, atualize-se sempre. Não importa se são trabalhos da faculdade ou pessoais, eles vão mostrar o que você pode fazer.onde
grupos do facebookA quantidade de grupos sobre assuntos específicos tem crescido muito e nelas estão oportunidades únicas. Sabe aquele ditado quem procura acha? É bem isso. Se você não está disposto à procurar pelo o que você quer não ache que as oportunidades vão cair no seu email assim do nada? Bora arregaçar as mangas.
Hoje o Facebook é uma das maiores redes de contato e nela tem gente de todo mundo procurando várias coisas, e uma dessas coisas são pessoas que fazem o que você faz. Vão aparecer propostas bem sem vergonhas, essas você recusa sem dó; mas as boas vão te animar muito.
Ah mas como eu procuro isso? Você pode procurar por grupos específicos, ex: Designers de São Paulo, Publicitários de São Paulo; também tem a opção de se divulgar em grupos da região da sua cidade e no seu próprio facebook. Oportunidade em todo canto.
sites
Depois de alguns sites ordinários, resolvi perguntar aos amigos quais ainda estão de pé. Vieram à tona o 99freelas, Trampos e GetNinjas. Se você tem paciência, não custa tentar. O problema desses sites é que são milhares de concorrentes e o job pode não ser o que você pensava, eles são bastantes úteis para expandir o portfólio e os contatos. Se é isso o que procura, é uma boa.
boca a boca
Quando puder, fale do seu trabalho, fale do que você faz. Você não imagina o quão improvável é conseguir um cliente. Ás vezes aquela vizinha com quem você comentou sobre o seu trabalho fala pra filha que mora em outro estado e está em busca de alguém que faça o que você faz. Não tenha medo de vender o seu peixe. Faça uma rede de contatos bacana pra que possa usar ela no futuro. Amigos que fazem o mesmo que você não são diretamente concorrentes - mas saiba passar na peneira, infelizmente alguns são só vampiros. Ajude um ao outro que no futuro isso pode render muitas coisas boas.
quando
O mais importante é: procurar trabalho quando se sentir confiante o suficiente para isso e tendo em mente que o começo não vai ser fácil. Ter a disposição de sempre estar estudando e não ter o medo de errar. Os erros são para aprendizado e evolução, então se você tá naquele projeto bacana e acabou errando a mão, não desista procure uma solução.Caso tenha uma proposta que não saiba fazer mas não quer recusar, porquê não indica um colega? Lembra da rede de contatos de amigos e colegas da mesma área?
Em um resumão: sempre estude e se atualize, não tenha medo de mostrar seu trabalho, faça amigos e contatos na área e procure!
Essas foram minhas dicas pra você conseguir aquele jobzinho maneiro. Gostou? Tem alguma dica pra compartilhar com a gente? Conta +.
Nenhum comentário
Postar um comentário
Deixe sua opinião da forma mais sensata e saudável, até porque de gente chata o mundo tá cheio.
▼ Deixe o link do seu blog para que eu possa conhecê-lo
▼ Mande Sugestões ou Façam perguntas
▼ Sintam-se em casa.
Arigatou!