... ou qualquer criativo dedicado.

A maior preocupação de recém formandos, ou até mesmo estudantes que sofrem de ansiedade, é: no que eu vou trabalhar? E agora, o que fazer da vida?  E essa ansiedade aumenta quando falamos de publicidade. A procura por agências pra fazer aquele estágio legal e ser efetivado é incessante nos últimos períodos (ou se você é apressado como eu, todo dia é dia de procurar estágio). Isso piora no interior, que é o meu caso, já que agência tem pouca pro tanto da procura.

Então, resolvi listar alguns trabalhos que podem ser feitos tranquilamente via home-office, por quem der a cara tapa. Mas entenda que isso exige organização e disciplina! Não é brincadeira não.

Designer / Produtor Gráfico

A quantidade de peças gráficas vem aumentando por demais. Tanto digital, quanto impresso. É cartão de visita, panfleto, cartão de promoção, convite de aniversário e casamento, milhares de chamadas no Facebook. É uma coisa que sempre se está à procura, sendo uma ótima oportunidade para trabalho.

Editor de Vídeo

Com a explosão do YouTube, as pessoas que fazem conteúdo pra plataforma estão que nem loucas procurando quem saiba usar da criatividade em uma edição de vídeo. Pode ser até pra fazer uma intro básica, afinal todos querem qualidade pros respectivos vídeos.  Não é algo que dá pra fazer em dez minutinhos, e nem algo pra se cobrar tão pouco.

Redator/ Copywriter

Muitos sites nascem e ficam crus no lorem ipsum, aí que você entra com todo seu malabarismo português. O redator se dá bem em todo lugar que tiver que elaborar um texto. Essa parte é para quem gosta de pesquisa pois requer diversidade nos assuntos. Uma hora você pode ter que falar sobre um tipo de produto de cabelo e outra sobre conscientização de doenças.

Social Media

O Facebook é a rede social que mais tem interações e obviamente que a lojas se instauraram na rede à procura de estar perto do seu publico alvo e ser reconhecida dentre várias outras marcas. O que é óbvio também é que essas mesmas empresas, pequenas e grandes, não fazem a menor ideia do que postar no Facebook, aí meu caro colega você não deve perder a oportunidade. Mas não vá pensando que é algo fácil! "Ah, mas é só cuidar de Facebook" ehh... não é bem assim. Cada tipo de empresa requer um estudo prévio, além do que você devidamente já deve saber. 
Se essa área te interessou, começa a estudar para se destacar ao desbravar o Facebook (que não é só postar e esperar resultados).

Produtor de Conteúdo

A cada dia sites especializados em um x assunto surge, e com ele a busca de colaboradores é grande. Até mesmo no meio blogueiro, ninguém quer ficar sem postar e se não tem tempo o que fazem? Contratam alguém pra produzir por eles. Se você se identifica com algum assunto, tem intimidade com tal, quem sabe não vira algo monetizado?

***

Agora você deve tá se perguntando: ah, mas como eu faço pra conseguir esses trabalhos?
Hoje, há vários sites em que você expõe seu trabalho (vale os de faculdade sim, desde que estejam bem feitos) e empresas/pessoas te contratam. Um deles é o Workana, que funciona como um classificadão online só que dá pra aplicar para projetos específicos e tudo fica ao critério do contratante lhe querer.

Pra facilitar mesmo você pode usar o Facebook e nada melhor que o boca a boca.  Divulga seu trabalho entre os amigos e, se você é iniciante em alguma dessas áreas, olha os parente aí pra ajudar pelo menos uma vez, né? Faz o social media daquela sua tia que faz bolo,  do seu tio que é quase um marido de aluguel. Treinar vai te levar a cometer menos erros, fica atento estagiário.