O que faz um Publicitário?Essa é uma questão um tanto difícil de se responder.  Assim como a publicidade está em todo lugar, o bicho solto do Publicitário também está. Engana-se aqueles que pensam que publicitário está limitado à vender (que não é nem o nosso caso) ou fazer panfleto (não mãe, não fazemos só isso).  
Estou na metade do curso de Publicidade e Propaganda e já começou a bater aquela dúvida: no que vou trabalhar. Estava 100% certa que publicitário só trabalhava em agencia, e esse era o meu medo. Funciono melhor fazendo o trabalho "sozinha", não que trabalhar em equipe seja um problema, é só uma questão pessoal que um dia pode mudar.
Fiz esse post pensando nos colegas universitários que tinham a mesma duvida que eu, no que um publicitário pode trabalhar

Agência | Atendimento, Criação, Planejamento e Mídia

O sonho dos estudantes. Trabalhar numa agencia é o ápice da felicidade quando ainda se está na faculdade. Um dos motivos é que, quando se trabalha em agência se faz de tudo um pouco, assim você consegue ter um olhar mais amplo nos projetos. Isso acontece principalmente em agências pequenas, onde o estagiário está em todo os lugares(e não só fazendo o café). 

Diretor de Arte

Um cargo pra quem passou por todos os processos e tem um olhar visionário. O diretor de arte tem a responsabilidade de orientar as pessoas envolvidas em um projeto. Ele é aquele que trabalha tanto em agencias quanto em gráficas. 

Marketing 

Quem trabalha com Marketing está responsável a criar estratégias para certos publico alvos sobre alguma coisa (marca ou serviço). É ele quem estuda sobre os consumidores e está de olho na economia, para melhor entender o mercado e escolher qual estratégia se usar. Marketing não é só vender, é criar desejos que antes estavam adormecidos.

Pesquisador 

Assim como toda área, a publicidade está de braços abertos para os pesquisadores. A comunicação é um assunto vasto e está ligado à várias outras áreas. 
Dá pra ser pesquisador ainda quando se esta graduando. Várias faculdades oferecem bolsas para quem quer entrar no mercado de pesquisa. É um bom começo para quem quer seguir carreira acadêmica

Social Media

A nova era digital trouxe quase todo mundo para as mídias sociais. Quem não é visto, não é lembrado: isso define muito o mercado atual. 
Todos querem marcar presença seja qual for a rede social, daí a necessidade de um publicitário para cuidar da imagem da empresa online. 

Redator

Ah, a produção de conteúdo! Confesso que essa é a parte que tenho mais afinidade.
O que tem de difícil tem de prazerosa.  O redator deve seduzir pelas palavras que usa, cativar o publico à quem escreve. Tem que estar atento às regras do bom e velho português. 
Dá pra trabalhar para blogs, jornais, e até junto com o social media.  Outra coisa que eu adoro nessa categoria é que a maioria dos redatores são freelancers. Então, montar um portfólio e ter uma bagagem de escrita diversificada é necessária.

Não citei profissões como fotografia e design por serem assuntos um tanto delicados nessa área. Vai depender da faculdade e obviamente do aluno a especificação nesses assuntos.
Agora vem aqui, respondo rapidão: você, caro leitor, fez faculdade do quê?