Chegou o tão esperado ultimo ano da faculdade, e com ele vem o temido tcc.
Pra quem não sabe, eu faço Publicidade e Propaganda e o tcc desse curso é um tanto diferente com os quais já vi.  Parecido com o de Administração, no Trabalho de Conclusão de Curso de Publicidade e Propaganda temos que trabalhar em grupo fazendo um Projeto Experimental de Propaganda (também conhecido como plano de campanha, planejamento de campanha) de um empresa real. Ou seja, devemos procurar uma empresa com o mínimo de comunicação visual possível para aproveitar mais e ir afundo no projeto.

No primeiro semestre, vamos levantando o briefing da empresa e tendo a noção do que podemos fazer ou não. Se engana quem acha que uma campanha apenas visa fazer um facebook e gerenciar mídias sociais da empresa - vai muito além disso.

Para ter esse briefing completo é preciso fazer uma reunião com o dono do estabelecimento que você e seu grupo vão aplicar o que aprenderam ou vão aprender nesse ultimo ano. Tudo é um processo de aprendizagem e na reunião, com todos os apontamentos, você consegue ter uma noção de tudo por trás da empresa, dos pontos positivos e negativos e o que pode ser feito.

Escolher com que ramo você vai trabalhar tem que ser uma escolha bem pensada, pois dando inicio ao projeto, naquele seis meses (ou menos), você vai ter que respirar sobre o assunto. E dá-lhe pesquisa. Conhecer o ramo de cabo a rabo vai ajudar a montar todo o planejamento da campanha.

O livro Projeto Experimental de Propaganda é mastigado pra quem não sabe por onde começar, e foi um dos que foram indicados nessa matéria.  Ele tem todos os passos, todos os itens com explicações e exemplos de como prosseguir com o seu trabalho. No livro ele passa muito sobre as regras ABNT, porém o foco maior nele - e de maior aproveitamento - são os passo a passo de fazer o tcc publicitário. Lembrando que as normas e como é feito variar entre as instituições.

Diferente de uma monografia de pesquisa, o tcc de publicidade tem o intuito de simular como uma agência trabalharia em um projeto/cliente, assim os grupos são formados com no mínimo 03 pessoas que se dividirão entre os departamentos de atendimento, criação, mídia e planejamento.

No meu grupo são 06 pessoas e o que posso falar é que: menos é mais. Mesmo que cada um tenha sua função, cada um tem seu tempo e seu modo de trabalhar o que dificulta muito na hora da troca de informações. Não é uma reclamação, é só um adendo de como a faculdade te dá uma chance de aprender a trabalhar em grupo, porque olha, é muito difícil(tenho extrema dificuldade com isso e estou melhorando aos poucos). A temperança tem que estar em jogo quando se lida com personalidades diferentes e ideais extremos.

O que eu posso falar da experiencia até aqui é que não vai ser fácil e nenhuma informação vai cair no seu colo. No meu grupo eu faço a parte de planejamento(a louca da agenda deu certo) e obter informações relevantes, peneirar elas para conseguir extrair algo que vire um pedaço de ouro leva tempo. Além de que não dá pra criar nada sem embasamento teórico ou prático. É a prática que vai te mostrar onde você erra e te dar uma luz pra aquela dificuldade.
Ah e não, não dá pra fazer de ultima hora ou dar aquele jeitinho pois é um trabalho que envolve muita pesquisa elaborada.

Apesar de sentir meu cérebro fritar com algumas questões, o maior prazer que tenho é conseguir finalizar os capítulos do tcc, ver ele tomando forma recebendo um feedback incrível. Estou muito orgulhosa do que fiz até agora e acho que encontrei o meu caminho, mesmo depois de muito tempo perdida. 

O livro você acha aqui para comprar(link do livro)

Comenta aqui qual o seu curso ou como é seu tcc, ou se pensa em fazer uma faculdade, se faz pós.
Vamos papear sobre estudos.