como se livrar do bloqueio criativo
Venho aprendendo com o tempo que ser multitarefa pode te levar pro abismo da frustração pessoal.Ainda mais em projetos que são em grupo, as coisas podem ficar feia e ser o tipo centralizador não é recomendável. Mesmo que você faça tudo, sempre vai ter aquela coisa que você não fez que vai te perturbar - ou simplesmente a ideia de que algo poderia ter ficado melhor. Aprendi que duas cabeças pensam melhor juntas e deixar o orgulho de lado te dá uma recompensa sem preço. Erros e acertos, né?

Com o tanto de projeto que estou tendo na faculdade, era certo de que uma hora o bloqueio iria aparecer. Afinal, pra cada coisa que você faz tem que ser entregue qualquer tipo de papel (relatório, dissertação, pesquisas e afins) e uma hora o cérebro entra em pane.
Já nesse estado, resolvi fazer algumas coisas que me tiraram do bloqueio e fizeram com que tudo fluísse de uma maneira mais leve.

Faça listas


Já percebi que toda vez que minha criatividade está bloqueada ou estou estagnada em alguma coisa, eu começo a fazer listas. As listas ajudam a esvaziar a mente de coisas que eu não deveria me preocupar no momento.  Tem dias que o meu dia tá aquela bagunça e eu não sei por onde começar qualquer coisa que preciso fazer. Daí eu limpo a minha mesa e começo a fazer listas de coisas que estão pendentes ou do que eu estou pensando. Listas, diagramas, fluxogramas, mapas mentais. Qualquer coisa que te ajude a traçar um plano pro seu dia vai ajudar.

Sempre quando dias assim chegam, eu anoto na minha agenda tudo o que eu preciso fazer até o final daquela semana e assim começo pela coisa mais fácil. Assim o que me demanda mais tempo e tem uma dificuldade maior, eu uso os outros dias para planejar e executar as etapas pra concluir aquela tarefa. Por exemplo, se eu tenho um projeto que demanda pesquisa, nos primeiros dias eu leio do que se trata, pesquiso o que já foi feito, levanto as informações e imagens da pesquisa pra que depois eu não sofra fazendo o projeto.

Veja algo engraçado


Um bloqueio pode vir de um acumulo de estresse. Tudo que queremos é terminar  o que começamos do melhor jeito que sabemos, e isso gera uma cobrança mental que nos deixam perdidos.
O humor vem dar leveza nessa cobrança interna que temos. Rir ainda é o melhor remédio. Pode ser qualquer coisa boba que te arranque um riso fácil e sincero.
Nessa semana que passou, falei que achei o ninho da égua (expressão pra quando você ri de qualquer coisa por um longo tempo, ou se agita), eu ri muito com esse vídeo e com os remembers que alguns amigos fizeram de fotos de alguns anos atrás. Me fez muito bem relaxar dessa forma, assim consegui me lembrar de que não sou uma máquina de trabalho e que o meu mundo não vai acabar se eu fizer uma pausa.
    

Leia qualquer coisa útil

É possível encontrar nas palavras a solução de algo que estava empacado, uma simples frase pode fazer você ter aquele sinal do que deve fazer. Uma mente ativa consegue resolver qualquer questão de maneira simples. Quantas vezes eu achei a resposta de um problema em um artigo qualquer? Ou até uma ideia me surgiu após ler algumas páginas sobre o comportamento consumerista? É disso que estou falando. Uma mente ativa consegue enxergar possibilidades e criar

O segredo é planejar mas se manter flexível. Se uma coisa não está dando certo, não precisa surtar, veja o que pode ser feito e daí decida se você volta uma casa e tenta de novo ou bola pra frente. E não, isso não é levar pro lado good vibes ou zen da coisa, isso é viver o aqui e agora. Ficar parado em um processo é tempo perdido.

O mês esta só começando, tente fazê-lo o mais incrível de todos!
Afinal, esse mês tem festa junina e eu quero comer muito pé de moleque.


Links que podem te ajudar:
Quase Mineira - Como Escrever uma Lista de Tarefas Simples e Produtiva
Gherma - Como Fazer Sua Lista de Prioridades
Rock Content - 29 aplicativos de organização para você usar em todas as áreas da sua vida