Cabelo dá paranoia, né?
O meu sonho sempre foi ter cabelo de japonesa: super liso.

No ano passado eu já estava cansada de tanto lavar, secar, modelar no meio de um calor insuportável pra no fim de quase duas horas perdidas ficar com o cabelo grudando no rosto.

Eu já estava há uns 4 meses sem fazer nada no cabelo e não queria voltar à progressivas pois o tempo do efeito é muito curto, além de ficar à mercê de secar e pranchar pra virar uma diva por um dia - além do $custo$ que isso teria.  Seria trabalhoso demais e eu sou uma pessoa prática.

Conversando com uma amiga descobri esse tal de Henê, que nunca tinha ouvido falar. Confesso que fiquei com receio na primeira ideia de que só poderia passar o henê e nada mais. Será que eu aguentaria?  Pensei por um mês e decidi me jogar na liberdade que viria com os meses.

//mas o que é o henê?
O henê é uma química progressiva que alisa e tinge de preto os cabelos gradualmente (foca nessa palavra). Ou seja, o cabelo alisa conforme cada aplicação. O principal componente do henê é o Pirogalol, encontrado nas embalagens do produto também sob a nomenclatura Ácido Pirogálico, ou ainda, Tannic Acid. Também é composto de sais metálicos (geralmente de cobre e ferro) e aditivos de tratamento para os fios, como queratina, colágeno, aloe vera, entre outros.
 É um produto com mais de 50 anos de mercado e com uso e comercialização permitidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O henê é considerado uma química de transformação, deve-se usar com responsabilidade.Tem que realmente gostar de cabelo liso e preto pra se jogar pois ele é uma química que só sai cortando e não pode aplicar produto nenhum por cima da parte henezada.
Depois de muita pesquisa, leitura de relatos e maratona de vídeos, decidi comprar o henê.  São vários tipos de henê que servem pra cada tipo de cabelo.
Aqui na minha cidade eu encontrei o Rená por R$8,90 (correção de jul/18: R$12,90), tanto o preto natural quanto o preto azulado.  Fiz o teste mecha e no outro dia já apliquei no cabelo todo. Como eu estava já uns 5 meses sem fazer nada no cabelo, minha raiz estava grande e após retirar o produto eu senti o cabelo dar aquela encorpada. Meu cabelo é um 3B/3C e super fino.

Por dois meses eu segui a risca a aplicação com 3 dias de pausa. Já na quinta aplicação passei a passar somente na raiz, só no quinto mês passei no cabelo todo pois o comprimento do cabelo não estava totalmente liso.

//o que achei depois de 6 meses de henê
Mesmo que a raiz ainda não estar totalmente lisa, o crescimento foi algo que me assustou. A cada semana eu conseguia ver meu cabelo crescer - no meio de tudo isso já havia dado manutenção no corte chanel-matilda-wallace-inspired duas vezes- tudo por causa do Rená conter jaborandi. E como meu cabelo estava preto! Super preto e brilhoso. Percebi que algumas partes alisaram mais que as outras, então recorri à métodos de alisamento mais eficientes. Agora, passo henê à cada 15 dias por causa do tempo que me falta.

Mathilda (Léon)Mia Wallace, Pulp Fiction                                                                                                                                                                                 More
Matilda from Leon The Professional/ Mia Wallace from Pulp Fiction

Mas como nem tudo é um mar de rosas, cometi alguns vacilos que fizeram meu cabelo quebrar. Por isso que bato na tecla de tratar o cabelo. Tem que tratar como se fosse um filho - que é o que estou fazendo agora pra poder voltar a aplicar o henê com segurança.

E foram com esses vacilos que aprendi como eu devo usar o henê no meu cabelo. Todo cabelo é diferente, não é ladainha quando alguma pessoa fala que os produtos agem diferente em cada fibra.
Meu cabelo é muito fino e essa era uma preocupação em usar uma química tão poderosa que é o henê.

Com jeitinho e sem desistir (pois dá muita vontade - ansiedade do cabelo ficar liso rápido é o que mais atrapalha- apenas desencane) estou satisfeita com o resultado que tenho obtido. Cada dia mais perto do liso perfeito. 

Se você se interessou pelo henê, eu te aconselho a entrar no grupo do facebook e ver se essa é uma solução para você - assim como foi para mim.

O negócio é: ser feliz com o cabelo que você quiser. Capisce?