Voyage au centre de la Terre da série Les Voyages Extraordinaires 210 Páginas - Lançamento em 1864, no Brasil em 1886. Gostou? Compre aqui: livro físico | ebook

sinopse: Um professor de Edimburgo e vários colegas seguem o rastro de um explorador ao longo de um extinto vulcão islandês até o centro da Terra. (tradução do imdb)

Minha dificuldade em resenhar algo que vi/li/ouvi chega a ser vergonhosa diante dessa obra. Sei que é treinando que se chega a bons resultados, então algumas coisas podem ficar desconexas nesses textos. Paciência, caro leitor.

Eu que não entendo nada de geologia fiquei fascinada com o grau de detalhes desse livro. A imersão foi completa, e o estudo sobre pedras me encantou tanto que nunca pensaria que pedras poderiam ser interessantes.

Cada palavra deixava o livro mais rico - uma nota para bom uso de palavras complicadas e que sem elas não seria possível tais especificações- e eu conseguia imaginar claramente tudo o que foi descrito. O livro se passou como um filme na minha cabeça e meu entusiasmo de lê-lo foi aumentando a cada página.

O livro me fez imaginar tanto que até consegui pensar em um elenco pra um filme/série. Eu me senti como Axel, seguindo seu tio na expedição.

Emoção é a palavra certa pra descrever esse livro. Sabe aquele entusiasmo de descoberta? Você vai sentir isso em cada passo de Axel e seu tio pela longa jornada ao centro da terra, desde o epitáfio de fazer a excursão até a ultima frase do livro.
Eu fiquei muito feliz com essa leitura e não me contive em perguntar pra todo mundo se já tinham lido essa obra espetacular.
Jules foi tão magnifico em sua obra que virou três filmes, uma série animada e um filme animado (que eu amei demais).  Claro que as adaptações adicionaram personagens e momentos que nada tinham a ver com o livro.
Em suma : esse é um dos melhores livros que li na vida. 

os filmes

Viagem ao Centro da Terra 1959

Esse filme tem mais de três horas de duração e está disponível no YouTube para quem quiser ver. É ótimo, porém assisti-lo vai te custar muita paciência.  Na primeira hora do filme eu estava totalmente animada, pois é extremamente como no livro - depois as coisas mudaram de curso e continuei por amor à obra.

Viagem ao Centro da Terra 1993

Esse eu não assisti mas pretendo (se você souber de algum link eu agradeço). Na sinopse já dá pra perceber que esse usou apenas uma parte da obra, já que o filme é sobre um grupo de pessoas que usou uma nave para investigar um vulcão e acabou encontrando formas de vida lá.

Viagem ao Centro da Terra  2008

Essa adaptação é a mais moderna que leva o nome do livro no título. É bem daqueles filmes de sessão da tarde, not so good not so bad. São poucas partes do livro que viraram cena nesse filme. Não gostei muito.

série animada e desenhos

O livro rendeu tanto que, além dos filmes, fora criado alguns desenhos de longa e curta metragem. A série animada conta com 17 episódios de 30 minutos e foi lançada em 1967! Além disso, a editora Farol Literário em 2010 contribuiu com o lançamento de uma HQ da obra
.


Achei essa animação bem fiel ao livro, mas o áudio tá estourado. Uma pena!
Outra resenha legal sobre o mesmo livro: Nas Pegadas de Arne Saknussem
O que eu quero é que você saia desse post e procure esse livro, pois ele sim é um clássico obrigatório da vida.