Vingt mille lieues sous les mers da série Les Voyages Extraordinaires 1869, edição ilustrada 1871. Páginas 178.

"Um monstro marinho misterioso tem sido avistado por embarcações de diversas nações e a marinha americana organiza finalmente uma expedição para pôr cobra a essa potencial ameaça. O célebre Professor Pierre Aronnax, um reputado biólogo marinho francês, está nesse momento em Nova York e, por ser um dos maiores especialistas na área, é convidado, à última hora, a integrar a expedição."

Defino esse livro como uma onda eletromagnética. Ora os picos da história atingiam um ápice de emoção de arregalar os olhos, ora a onda era estática ou com poucas oscilações.

De fato o livro se encaixa na série das Viagens Extraordinárias, você sente que está no mesmo universo de Viagem ao Centro da Terra e até fica na esperança de os dois destinos se cruzarem.

O fantástico da escrita de Jules fica com o detalhamento extensivo e particular de cada cena. A leitura te proporciona uma imaginação extremamente minuciosa e poética. Confesso que estou apaixonada pelo modo de escrita do autor, nunca vi tanto detalhamento em livros do jeito que ele faz. Ele consegue te envolver na cena, te faz imaginar e o livro vira um filme na sua cabeça.

Apesar de ter empacado três vezes no começo da leitura do livro, depois que peguei ritmo não conseguia parar de ler, eu queria ler até acabar, e fazia um bom tempo que um livro não despertava isso em mim, a vontade de ficar lendo por horas e horas. E pra quem acha que esse é um livro juvenil, está enganado. Ele aborda questões históricas e transmite indagações, mostra as facetas do ser humano com seus sentimentos e reflexões.

O livro é curto, porém demorei para acabá-lo pois não leio tão rápido. Sempre troco as palavras da frase e tenho que voltar.  Mas foi uma leitura tão satisfatória que agora quero mais.

Sobre a história
Os personagens carregam mistérios e segredos que não são revelados no livro, o que deixa um suspense no ar e finais abertos à mercê da sua imaginação. Talvez ceder a curiosidade do leitor, às vezes, não é algo tão proveitoso - as vezes acaba por matar o livro. Do mesmo jeito que a historia se intensifica, ela também entra em um modo morno e, por incrível que pareça, não fica chato e maçante. As paisagens descritas no livro são absurdamente emocionantes e vividas, o detalhamento científico de muitas espécies, localizações e estudos dá a sensação de que Jules sabia do que estava escrevendo e em certo ponto você começa a se perguntar se aquilo tudo pode ser verdade.
Nada no livro é previsível, o que faz a emoção fluir gradualmente.



Gostou do livro e quer comprá-lo? Ajude o blog a se manter e faça a sua compra na Amazon por este link.
Quer ver mais resenhas? O Canal Ler Antes de Morrer também resenhou o livro (cuidado, tem spoilers).
E claro que, como todas obras de Jules, resultaram algumas inspirações para filmes e personagens. Dando uma olhada no YouTube, achei até propostas de filmes.

20.000 Léguas Submarinas (1954) - Trailer


20.000 Léguas Submarinas Adaptação de Animação (1985) - Filme Completo




E você, já conhecia esse livro? Ficou com vontade de ler? Vamos papear!