O ápice do meu dia quando eu quero escutar algo profundamente triste me ocorre a ouvir Asleep, que me toca com profundidade e sinceridade. São musicas que falam da morte de forma tão poética e sucinta que nem parece uma tragédia, que faz parecer-me como um sono merecido aos fortes.
Conhece o termo "sad songs makes me happy"? É assim que eu me sinto com essas musicas, uma tristeza poética que me alegra e me faz pensar que não estou sozinha com minha sadness e que alguém já passou e pensou no que passei. Não que a música me faça chorar, isso um quesito totalmente diferente para mim. Músicas tristes são quase como poemas recitados em vozes aveludadas que acalmam e te fazem refletir sobre a vida e a morte e que puxam algum sentimento das suas entranhas e as transformam em brisas com cheiro de chuva. Resumindo: eu gosto de música triste.
Esse álbum do Sufjan é exatamente isso, o jeito que ele trouxe a morte da mãe na forma de melodias incansáveis e leves me fez sentir perto dele. O nome da música é um dos meus dias favoritos, que antecede meu aniversário e é o dia da independência americana e o dia que eu sempre ligo com o filme Independence Day, um dos meus favoritos da infância.

Obrigada aos Stevens.