Todo artista usa métodos diferentes para fazer suas artes. Eu sempre brigo com alguns programas pois o meu computador é limitado à eles por ser antiguinho, o coitado não tá aguentando muito. Depois que comprei a mesa digitalizadora fiquei treinando em tudo quanto é programa para vetorizar meus hobbies. Então, pensando em quem quer começa a digitalizar seu desenhos vou listar alguns programas em que dá pra desenhar e colorir!

Além da briga ser imensa sobre um ser melhor que o outro, para mim isso não existe. Cada um se adepta à uma ferramenta. Sendo que são para digitalização/vetorização/edição e coloração. It's all about create something & being creative folks. Tem pessoas que gostam de vetorizar em uma ferramenta e colorir em outra, então já tá na hora de pararem com essa briguinha de que um é melhor que o outro, okay?


Core Draw 

Essa ferramenta, por incrível que pareça para alguns, é muito utilizada pra vários fins como vetorização, criação e colorização. Usado bastante para a produção de flyers, cartões, logo  e convites ele também é usado para estamparia, sim é o queridinho das gráficas.




Illustrator

O mais novo queridinho da vetorização, afinal ele é espetacular. Além do poder de criação de várias formas, a opção de transformar uma imagem em vetor é fantástica e sem perda de resolução! Com a infinidade de ferramentas e modos de uso, esse programa deixa sua imaginação livre para trabalhar.




Inkscape

Esse programa é o que menos conheço, mas pesquisando um pouco já dá pra saber como ele funciona. Uma mistura de Illustrator + SAI, ele é bem dinâmico e auto-explicativo. O que eu mais achei foi mesmo a vetorização, já para a colorização acho que com ele dá pra se fazer o básico.Bom, já vi o uso dele em criação de ícones e layout, por ser tudo vetorizado você acaba tendo um resultado autentico se o uso for para web.





Paint Tool Sai

Particularmente, esse é o meu favorito! Dá pra vetorizar e colorir na mesma interface, mesmo com a pequena quantidade de ferramentas, o SAI nos mostra que dá pra fazer um bom trabalho usando apenas alguns itens pois eles contém uma hierarquia que permitem você editar o seu trabalho facilmente.




Photoshop

Nosso velho amigo mais conhecido pela capacidade de edição de fotos também é muito usado para colorir por causa da sua infinidade de brushes e efeitos. Tem aqueles que se aventuram em digitalizar nele, coisa que eu já acho difícil. Porém, já a parte de colorização é magnífica, você pode brincar à vontade com efeitos, texturas, nivelamentos! Uma arte finalizada com o PS sempre dá um ar de ser mais profissional.[ Deixando claro que para isso você deve ter prática, não é qualquer aplicação de sombra e luz que vai fazer você um profissional logo de cara, não é pra desanimar é para treinar!]



Sketchbook Pro

Por incrível que pareça, eu não tinha ouvido falar dessa ferramenta até algumas semanas atrás.
Ele é muito parecido com o Paint Tool Sai pois a vetorização e a colorização é completa, dá pra fazer bastante coisa além da interface do programa ser super didática.


E não, não achei tutorial em português.

*Se eu estiver falando alguma besteira, peço encarecidamente que me corrijam.*


Agora é só se jogar no mundo da artes! [ Choose your weapons ]
E você, já usou alguns desses?