No começo de Janeiro eu já comecei a ficar inquieta sobre o assunto layout para o blog. O Blogger começou com algumas mudanças  promissoras e isso só me fez sentir que uma troca pro Wordpress agora  não seria necessária (quem tava com fogo de ir pro wordpress? sim, eu estava).

Ano passado eu já estava namorando alguns layouts moderninhos, conhecidos como layout em grade. Muito dos blogs gringos já tinham aderido a mudança de design e eu achei fantástico de como esse tipo de template era intuitivo e fazia jus ao fadado conceito minimalist and clean.

grid layout:  template com 2 ou 3 colunas onde o conteúdo se mostra de maneira curta em boxes(caixas), aparecendo apenas titulo, frase de início do post e imagem. Pode variar de layout para layout o tamanho e organização dos posts e se inclui barra lateral de apresentação + menu.

A economia de tempo pro seu leitor, nesse tipo de layout, é extrema; então a sua responsabilidade é fazer o melhor para chamar a atenção pelos títulos, imagens e intros. Veja bem, isso não é algo ruim, desse jeito você já treina uma parte do seo para o blog, além de que facilita a visualização de conteúdos/tags e posts específicos.

Não preciso nem afirmar o quanto gosto de layouts assim, ao meu ver possuem mais pros do que contras  além de conseguirem te dar uma liberdade de mudança ele também proporciona sutilidade.  Dá pra brincar bastante com os códigos!

Posso dizer que esse post é uma forma de alfinetada. Recentemente rolou uma discussão em um grupo de blogs sobre o que as pessoas achavam dessa nova onda de layouts em grade e, me chateou muito, saber que tem pessoas que nem sequer rolam a barra da pagina em blogs assim por terem preguiça de ler me faz pensar no que essas pessoas querem com os blogs e da fonte dos comentário spam. Se tem preguiça de um formato tão facilitador assim, imagina entrar em um blog que joga o post inteiro na pagina inicial. #notjudging

Mesmo o blogger estar melhorado, eu fiquei alguns meses atrás de códigos e templates parecidos para aplicar aqui no blog. Felizmente, achei vários e não sabia qual colocar x.x!
Se você quer aderir, dá uma olhada nesses sites com templates free para blogger:
+Beauty Templates     
+Sora Templates
+Odd Themes
+Ar Themes
+IDN Theme
+ThemeXpose

E aí, gostou da nova onda grid style? Tá pensando em aderir? Conta pra mim (;