Se você é uma das pessoas que não consegue trabalhar ou fazer qualquer outra coisa sem música, você veio ao post certo.
Nem que for pra colocar de som da natureza pra pelo menos ter uma ambientação, mas eu necessito de algo tocando pra não sentir o ambiente morto.

Hoje tem aplicativo pra tudo e pra música não é diferente, porém a disputa está acirrada entre o Spotify e o Youtube Music. Vim fazer uma resenha comparativa entre os dois no modo grátis que eles possuem, pois eu acho assim, um serviço mesmo que de graça tem que satisfazer o consumidor. Não é porque optamos por não pagar que tem que ser patifaria. Quanto maior o diferencial e a usabilidade, a pessoa pode até ceder e começar a assinar esse serviço.

Layout Youtube Music

Youtube Music

Quem nunca deixou uma playlist no Youtube rodando ou fez uma playlist lá? Vendo que isso era recorrente, a plataforma de vídeos resolveu entrar na dança e lançar seu aplicativo  de música, competindo com a até então maior delas - O Spotify.
Por R$16,90 ao mês, você tem acesso livre na plataforma do Youtube Music.

Prós: A variedade de artistas é imensa, dá pra selecionar quais artistas você ouve e assim ele já cria playlists e mixes baseados no seu gosto. Tem a opção de visualizar a playlist decorrente e dá pra mudar livremente dentro de música dentro dela, ainda não tive limitações em mudar de faixas.
As propagandas dentro do aplicativo são bem curtas, coisa de 10 segundos ou menos - ou seja, ficam imperceptíveis.

Contras: O mesmo problema que temos com o próprio youtube, perpetua na versão grátis- fechou o aplicativo acabou a música. Essa opção de ouvir as playlists em segundo plano só é possível no modo pago.

Layout Spotify

Spotify

O queridinho nacional, tem vários tipos de planos que vão de R$1,99 mensais à R$16,99 e muitos lançamentos que primeiro acontecem lá. Os xóvens amam, os adultecentes também. Com playlists super conhecidas e compartilhadas, o Spotify por muito tempo se manteve como o numero um em stream de música.

Prós: Uma das coisas que eu gosto do Spotify é que você consegue ouvir sua playlist no desktop, compartilhar em dispositivos de som que estão no mesmo ambiente. Além disso, poder usar aplicativos enquanto roda o app em plano de fundo, essa é uma das melhores coisas.
Contras: Uma das coisas que me incomodam profundamente(além das propagandas duplas e enormes) no Spotify é que não importa o tanto que você seleciona o seu gosto pessoal, ele sempre vai jogar músicas que nada tem a ver com você nos seus mixes de descobertas. Além disso, me incomoda muito não conseguir navegar pela playlist, ficando à mercê da playlist que pode se repetir pra caramba. Uma das coisas que eu também não gosto é que não dá pra voltar a faixa, sempre dá erro.

Meu veredito final sobre os planos grátis: apesar da função em segundo plano do Spotify ser transcendente, ainda prefiro o Youtube Music. Eu gosto muito de mudar as músicas e ver o que vai tocar, ou até voltar a música e só com o Youtube Music consigo isso.  Além de que eu odeio o visual do Spotify! Esse layout "novo" da faixa sendo tocada é péssimo.