Grimm (2011-2017), 6 Temporadas pela NBC distribuída pela Netflix e Amazon Prime Video.
Quem nunca ouviu os contos dos irmãos Grimm, vagando pelo mundo em uma caça à bruxas e demônios? Foi por esse motivo que me interessei pela série e começamos a assistir.

A série passa em Portland, onde Nick Buckhart é um investigador de homicídios que descobre ser diferente dos demais. A partir de visões que Nick começa a ter, um novo mundo de monstros, sombras e medos vem à tona - daí que a trama começa a se desenvolver.

O que eu amo na série é o fato dela ser multicultural - a inserção de idiomas que ela tem é fantástica. Vai do espanhol ao russo, e arrisca  até um português. Ela corre por todos os contos de fadas, contos folclóricos e locais que você possa imaginar.  É surpreendente o quanto eles abrangem o mundo místico no decorrer dos episódios que vão além de contos de fadas e as superstições que conhecemos. É tudo muito mágico e sombrio.

Adalind, Sean, Rosalee, Monroe, Nick, Juliette, Hank e Wu.

Na mesma linha de série de Sobrenatural (2005) e Once Upon a Time(2011), dá pra perceber uma mistura. No primeiro episódio eu já me apaixonei na série - ao contrário de Sobrenatural que vi vários episódios e não consegui aquela conexão. Grimm tem muita ação, por isso dá vontade de maratonar. Você fica agitado com a série, são poucos os episódios que são parados. Drama à flor da pele, com suspense e muitas pitadas de humor.

Claro que temos que relevar os efeitos especiais, que vão melhorar lá pela 3ª temporada. No começo é tudo muito caseiro, mas não é nada que incomode muito, é algo mais pra rir e comentar. Pra mim, deu até um charme na série. Os personagens crescem muito no enredo e se transformam - literalmente. Porém, algumas  coisas nos deixaram meio chateados: alguns personagens não tiveram o brilho que mereciam e alguns dramas se estenderam demais e outros que pareciam ser bem importantes de menos.

Tem tanta reviravolta na série, algumas beirando o absurdo,  que até os criadores - que seguem o estilo de desapego de personagem de Game Of Thrones -  tiram sarro no episódios finais das temporadas.


Gostaria que existisse mais material físico sobre a série. Existe o Guia Wesen Série Grimm Contos de Terror, mas é daquelas coisas de poucos volumes que não fazem tanto sucesso no Brasil. Também temos alguns quadrinhos e livros mas não são diretamente relacionado a série.

É uma série que indico muito pra quem curte ficção e não gosta de série parada.

Confira o trailer:


E aí, o que achou da série?